O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) torna público o Sistema de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro e Aquícola do Mosaico Lago de Tucuruí e convoca, por meio de chamada pública, para a realização de cadastro, os pescadores e compradores de pescado (intermediários) dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Marabá, que utilizam os recursos pesqueiros de origem do Mosaico de Unidades de Conservação Lago de Tucuruí.

O cadastramento, que iniciará no próximo dia 22 e encerrará no dia 10 de março, com datas específicas para cada município, faz parte das atribuições previstas na lei de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e será integrado ao sistema de monitoramento, que emitirá o documento oficial de identificação dos usuários dos recursos pesqueiros do Mosaico, assim como o comprovante de produção dos pescadores. Todos os documentos exigidos para a realização do cadastramento estão disponíveis no edital.

O monitoramento tem o apoio da Justiça Federal, Ministério Público Federal e da Polícia Federal, com o objetivo de auxiliar nas práticas adotadas por esses órgãos para coibir os ilícitos que envolvem o setor da pesca. O cadastro é gratuito, não requerendo nenhuma taxa para ser efetivado e nem a aquisição de declaração junto às entidades do setor da Pesca.

(Fonte: Agência Pará)

 

O CONJOVE – Conselho de Jovens Empresários de Marabá -, órgão permanente da ACIM, finalizando as atividades de 2017, promoveu esta semana mais um Bate-Papo Empreendedor. Desta vez, a conversa dos jovens empresários foi com Lúcio Geziel Silva, empresário paranaense, que está há 20 anos no ramo do software para empresas, após ter trocado o agronegócio pela tecnologia. Ele se tornou um caso de sucesso como sócio fundador da Ecocentauro, que hoje conta com 80 colaboradores no desenvolvimento de programas voltados à gestão de varejo e presente em 75 unidades de negócios em várias regiões do Brasil, inclusive em Marabá.

Para Caetano Reis Neto, presidente do CONJOVE, uma troca de sinergia como essa é muito importante porque o formato de bate-papo possibilita a captura de dicas e informações muito boas, sobretudo com um empresário que chegou ao status alcançado por Lúcio Geziel Silva.

“Ele tem mais de 75 operações espalhadas pelo Brasil e também na nossa região, onde está presente em Marabá, Parauapebas, Xinguara, Redenção, Rondon, entre outras.  A Ecocentauro Software de Gestão, além de ser uma história e um caso de sucesso, nos interessa muito pela tecnologia que oferece” afirma Caetano.

“Aqui temos muitos jovens empreendedores que precisam ter noção de que é importante sim ter uma ferramenta de gestão, que vai auxiliá-los no dia a dia do negócio, do empreendimento, como também as dicas de empreendedorismo de pessoas que já tem uma certa vivência uma certa experiência no mercado empreendedor e que já são empresários de sucesso”, conclui o presidente do CONJOVE.

Bate-Papo Empreendedor

Durante o bate-papo, em total clima de descontração, Lúcio interagiu com os jovens empresários de Marabá, respondeu perguntas, contou detalhes de sua carreira empresarial, narrou casos engraçados e sugeriu soluções quando consultado sobre alguma dificuldade que um ou outro participante está encontrando na administração do seu empreendimento.

Lúcio Geziel, que técnico agrícola de formação, contou que a Ecocentauro foi uma questão de oportunidade, a partir do convite de um irmão para ser sócio de uma empresa de desenvolvimento de software de gestão de varejo. O convite foi aceito e ele, que estava havia 11 anos no agronegócio, mudou de rumo e acabou dando certo.

 “Estamos há mais de 20 anos no mercado e atendemos mais especificamente os ramos de materiais de construção, calçados e confecções, postos de combustíveis, supermercados e outros que consegue abranger a parte administrativa do sistema”, descreve ele o trabalho da Ecocentauro.

Lúcio conta que iniciou o trabalho de expansão em 2000, no norte de Mato Grosso, mas hoje a sede da empresa fica em Cascavel (PR), que é o lugar onde ele e o irmão sócio vivem. Sobre Marabá, o empresário considera “uma cidade forte, estruturada e que tem toda condição de se expandir nos negócios”. (Por ASCOM/ACIM)

 

Aos 33 anos, a paraense Elisângela Pereira, moradora do município de Barcarena se sente uma mulher realizada. Ela foi a primeira mulher a trabalhar na área de produção de uma grande indústria da cidade, mexendo diretamente com operação de máquinas, profissão até então tida como masculina. Ela começou como menor aprendiz, fez curso técnico na área de mecânica e hoje ocupa o cargo de analista de planejamento e controle de produção da mineradora.

Elisângela lembra que não foi fácil no começo, já que o mercado ainda não é tão aberto no setor para as mulheres. É ela quem assume a liderança da equipe na ausência dos superiores, posição que causou receio, mas fez com que ela ganhasse mais confiança no trabalho.

“Pra mim, no início, foi um susto, mas depois foi super legal o crescimento, porque, até então, era tudo novo pra mim. Mas aí fui mostrando meu serviço, minhas qualidades, fui adquirindo confiança na própria gestão da empresa também.”

Segundo dados do Ministério da Educação, o Pará tinha mais de 40 mil pessoas matriculadas na educação profissional até o ano passado. Desse total, mais de 23 mil matrículas eram de mulheres, número superior ao de homens nessa modalidade. Na indústria, como é o caso de Elisângela, dados do Senai apontam que as mulheres representam hoje 25% da força de trabalho. Em áreas tecnológicas da indústria, como a de farmácia e de equipamentos de informática, o número de mulheres chega a ser de 45%, em média. Elisângela Pereira afirma que foi a indústria que deu a ela oportunidades e que ela não quer parar por aí.

“A indústria só veio me acrescentar, só fez eu me desenvolver. Sou muito feliz onde estou e quero buscar mais.”

A pedagoga paraense Elcione Barbalho, atualmente membro da bancada feminina da Câmara dos Deputados (PMDB-PA), elogia a participação das mulheres nesse setor, mas lembra a dificuldade que esse público enfrenta na região Norte.

“A gente sente muita dificuldade na questão da mão de obra, da especialização, treinamentos, cursos. A dificuldade é muito maior, as distâncias são colossais, o quanto é difícil se deslocar para ter um pouco de formação e aproveitar essas oportunidades.”

A região Norte tem quase 120 mil matrículas na educação profissional. No Pará, os municípios com o maior número de matriculados são Belém, Santarém e Abaetetuba.

(Agência do Rádio)

 

 

Ocorrido na noite da última terça-feira (14), o Baile do Empresário, que este ano chegou a sua 23ª edição, vem se configurando como um evento que prestigia o empenho e a coragem dos empreendedores marabaenses. Não se trata de uma mera festa, mas de um momento de reconhecimento do trabalho árduo de quem aposta na economia local a despeito da queda nas vendas e dos ajustes forçados por uma economia claudicante, que desafiam a criatividade e a força do empreendedor local.

Realizado no Palace Eventos, o Baile do Empresário do Ano 2017 teve como personagem principal o casal de empresários Vera Lara Barni e Almir Barni (Tito), da Arezzo, que receberam a principal comenda da noite. Por outro lado, Henrique Rocha foi condecorado como Jovem Empreendedor do ano pelo Conselho dos Jovens Empresários de Marabá (Conjove_. O evento é realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom).

A Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), parceira da premiação, entregou a tradicional medalha João Rocha: ao professor Melquíades Justiniano, ao ex-deputado federal Asdrubal Bentes e ao industrial madeireiro aposentado João Correia, o popular Tio João. A comenda Amigo do Comércio, conferida pelo Sindicom, foi entregue ao senhor Darci Botelho, servidor do Ministério do Trabalho em Belém.

 

Acompanhe os vencedores

EMPRESA

ACADEMIA DE GINÁSTICA E MUSCULAÇÃO                  GOL DE PLACA

AÇOUGUE                                                                  AÇOUGUE DO JORGE

AGENCIA DE VIAGENS                                                MAB TUR

ARMARINHO E AVIAMENTOS                                      A PIONEIRA

ARTIGO PARA FESTAS                                               CRISTAL FESTAS

ARTIGOS INFANTIS                                                     A PRINCIPAL

ARTIGOS PARA PESCA                                               CHICS LAZER

AUTO CENTER                                                           EROCI AUTO CENTER

AUTO ESCOLA                                                           AUTO ESCOLA AMAZONIA

AUTO PEÇAS                                                              MARTINS

BOUTIQUE                                                                 FACCE NOVA

BRINQUEDOS E PRESENTES                                       CHICS PRESENTE

CARROS SEMI NOVOS                                               LOCALIZA

CHURRASCARIA                                                         POR DO SOL

CLINICA DE ESTÉTICA                                                FISIO LIGHT

CLINICA E MEDICINA DO TRABALHO                          METRA

COMERCIO DE PARAFUSOS                                       PARAFUSANDO

COMERCIO DE SOFTWARE                                        ECOCENTAURO

CONCRETO USINADO                                                GOIAS CONCRETO

CORRETORA DE IMÓVEIS                                          INVEST

CORRETORA DE SEGUROS                                        MASPARA CORRETORA

CURSOS DE LINGUA ESTRANGEIRA                           CCAA

CURSOS PROFISSIONALIZANTES                                MICROLINS

CURSOS TÉCNICOS                                                    CTP

DECORAÇÃO/MOVEIS PLANEJADOS                           A FAVORITA

DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS                               DISTRIBUIDORA TOCANTINS

DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS                                   CAIÇARA

DISTRIBUIDORA DE GAS DE COZINHA                      MARISCÃO

DIVERSÕES INFANTIS                                             TURBILHÃO

EQUIP. DE SEGURANÇA DO TRABALHO                      PROTEÇÃO MASTER

EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA                            INTERCOMM

ESCOLA PARTICULAR                                               GRUPO FUTURO EDUCACIONAL

FACULDADE PRIVADA                                               METROPOLITANA

FARMACIA DE MANIPULAÇÃO                                    FARMAFÓRMULA

FARMÁCIA E DROGARIA                                            CRISTO REI

FERRO E FERRAGENS                                                 FERRO E AÇO MARABÁ

FLORICULTURA                                                          BAMBU

FUNERÁRIA                                                                ARAGUAPAX

HOTEL                                                                        GOLDEN VILLE

JORNAL IMPRESSO LOCAL                                           CORREIO

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS                        BIO TEST

LACHONETE                                                               SUBWEY

LAVANDERIA                                                              QUALITY

LOCADORA DE VEICULOS                                           LOCALIZA

LOJA DE TECIDOS                                                      FILL A FILL

LOJA DE CALÇADOS                                                   ELLOS CALCADOS

LOJA DE ELETRO ELETRONICO                                    ELETRO MATEUS

LOJA DE EMBALAGENS                                              EMBALE BEM

LOJAS DE EQUIP. DE SOM E INST. MUSICAIS              SOM TRÊS

LOJA DE EXTINTORES                                                PROTEÇÃO MASTER

LOJA DE FACTORING                                                 KAPRIN FACTORING

LOJA DE JÓIAS                                                           ÓTICA NOÉLIA MAIA

LOJA DE SEMI JÓIAS                                                  ROMANEL

LOJA DE LINGERIE                                                     CORPO & SEDA

LOJA DE MAT. PRA TAPEÇARIAS E PLÁSTICOS            PLÁSTICO AMAZÔNAS

LOJA DE MÓVEIS PARA ESCRITÓRIO                         NEW OFFICE

LOJA DE PERFUME                                                    O BOTICÁRIO

LOJA DE TINTAS E MATERIAIS PARA PINTURA          AUDITINTAS

EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS                                    AGRIPEÇAS

MATERIAIS ELÉTRICOS PARA VEICULOS                   VAREJÃO DAS BATERIAS

MATERIAL ELETRICO RESIDENCIAL E PREDIAL          MARALUZ

MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO                               AGRINAZI

MATERIAL DE REFRIGERAÇÃO E CONCERTO            MARAFRIO

OPERADORA DE CELULAR                                         VIVO

ÓTICA                                                                        ÓTICA NOÉLIA MAIA

PANIFICADORA                                                          SHOPPING DO PÃO

PAPELARIA                                                                 ESKEMA

PEÇAS E SERVIÇOS PARA MOTOS                             JJ MOTOS

PEÇAS PARA TRATORES                                            TRATORPEÇAS

PET SHOP                                                                   IMPÉRIO ANIMAL

PIZZARIA                                                                    CIA PAULISTA

PLANO DE SAÚDE                                                      UNIMED

PLANO ODONTOLÓGICO                                          UNIODONTO

POSTO DE COMBUSTÍVEL                                         BOLINHA

PRÉ VESTIBULAR                                                        A+

PRODUTO AGROPECUÁRIO                                      AGRIMAIS

PRODUTO VETERINÁRIO                                           CASA DA ROÇA

PRODUTOS DE BELEZA E COSMÉTICOS                    NOVO TOK COSMÉTICOS

PRODUTOS GOSPEL                                                   CPAD

PRODUTOS HOSPITALARES                                       DENTAL AMAZÔNIA

PROVEDOR DE INTERNET                                          SKORPIONET

RESTAURANTE A LA CARTE                                       DOMANI

RESTAURANTE A QUILO                                            QUERO MAIS

REVENDEDORA DE CAMINHÕES                               SULPARA

REVENDEDORA DE CARROS MULTIMARCAS            REVEMAR

REVENDEDORA DE MOTOS                                       REVEMAR MOTO CENTER

REVENDEDORA DE TRATORES                                  SULPARA

REVENDEDORA DE VEÍCULOS NOVOS                      REVEMAR

REVISTA LOCAL                                                         ELEGANCE

SALÃO DE BELEZA                                                     LADY E LORD

SALÃO DE EVENTOS                                                  PALACE

SERIGRAFIA E BRINDES CUSTOMIZADOS                  IMPRESSÕES MAIS

SERVIÇOS BANCÁRIOS                                               SICREDI

SINALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL                   SINACOM

SITE DE EVENTOS                                                      BADALADO

SITE DE NOTÍCIAS                                                      MARABÁ NOTICIAS

SUPERMERCADO                                                       MATHEUS

TAXI AEREO                                                               JUTA

TRANSPORTADORA                                                   TRANSPRESS

VESTUÁRIO                                                                PARAIBA

VIDRAÇARIA                                                              RODRIGUES

VIGILÂNCIA ELETRÔNICA                                          PROTECTA

 

Mais um aumento no preço de produtos básicos promete tirar o sono dos brasileiros. Dessa vez, foi o gás de cozinha que sofreu reajuste de quase 13% (12,9%), anunciado nesta terça-feira (10) pela Petrobras. Em nota, a estatal explicou que “o percentual de reajuste foi calculado de acordo com a política e preços e reflete, principalmente, a variação das cotações do produto no mercado internacional”. Ainda segundo o comunicado, “a companhia estima que o preço do botijão pode ser reajustado, em média, em 5,1% ou cerca de R$ 3,09 por botijão”. O novo preço já entra em vigor nesta quarta-feira (11).

Para o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (Asmirg), Alexandre Borjaili, o quinto aumento em pouco mais 30 dias é algo “absurdo” e só prejudica o consumidor. “Pelos preços praticados, virou um artigo de luxo. Um botijão de gás deveria ser comercializado a R$ 35 no máximo”, afirmou.

Segundo a Petrobras, como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso significa que os repasses dependerão das distribuidoras e revendedores.

Essa prática faz com que os preços dos botijões tenham variação de até 40% nas mesmas cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, os consumidores pagam de R$ 49,99 a R$ 85 em uma única unidade, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em outras capitais, como Salvador e Recife, o botijão pode ter diferença de até R$ 10.

Em Brasília, onde o preço do botijão varia de R$ 55 a R$ 75, o aumento recebeu críticas de moradores. A assistente administrativa Regiane Costa utiliza de cinco a seis unidades por ano e reclama que isso vai gerar mais despesa. “Com certeza pesa no bolso. Por ano gasto mais ou menos R$ 300 só com gás”, contou. Da última vez que comprou, há quase dois meses, ela pagou R$ 56 no produto.

REAJUSTE

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) calcula que o reajuste oscilará entre 7,8% e 15,4%, de acordo com o polo de suprimento.

De acordo com a entidade, a correção aplicada não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional. Diante disso, o Sindigás estima o preço do produto para botijões de até 13 quilos “ficará 6,08% abaixo da paridade de importação, o que inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento.”

Além de pesar no orçamento familiar, os recentes aumentos no preço do gás de cozinha fazem com que os brasileiros busquem alternativas, inclusive ilegais. Mas o que se mostra como uma saída pode ser um risco. O presidente da Asmirg alerta que algumas pessoas utilizam uma mistura perigosa de álcool e gasolina. “Isso pode causar explosões dentro de casa. Sempre se deve procurar um revendedor autorizado”, disse.

(Agência do Rádio)